top of page
  • Foto do escritorSilvio Bianchi

Pagar boleto com o cartão de crédito. Paga a conta ou faz de conta?

O boleto ou fatura de serviços vence hoje e o dinheiro não alcança. O que fazer? Aí se lembra de aquela mensagem do banco falando que pode pagar faturas de serviços e boletos com seu cartão. Pronto! Resolvido!


Conseguir pagar essa fatura o boleto com o cartão proporcionou o alívio buscado: quitar esse pagamento! Nesse momento, se lembra novamente da mensagem do banco e pensa sobre os benefícios dessa ação:

  • Para pagar, não precisou fazer fila na lotérica, não precisou usar dinheiro nem fazer transferência bancária.

  • Ganhou um prazo adicional, pois o vencimento era hoje e você somente pagará no vencimento da fatura.

  • Ao utilizar o cartão, participa do programa de recompensas, ganhando pontos, milhas aéreas ou cashback.

  • Controla melhor seu “fluxo de caixa” (entradas e saídas de dinheiro), pois consegue postergar o pagamento de algumas contas até a data de vencimento da fatura do cartão, que é posterior.

Porém, o que realmente acontece é que:

  • Você paga IOF (Imposto as Operações Financeiras);

  • Você paga uma taxa por cada transação de 1,99% (contas de água, luz, saneamento, impostos) ou de 3,49% para demais boletos.

  • Você cria uma falsa sensação de pagamento, pois ao utilizar o cartão para “pagar essa conta” somente substitui essa dívida por uma diferente (dívida no cartão), certamente com uma taxa de juros maior.

Ao “pagar” uma fatura ou boleto com o cartão de crédito somente está trocando uma dívida “barata” por uma outra que resulta ser a mais cara do mercado (dívida de cartão de crédito), pois pode chegar a pagar até 480% de juros ao ano.


São poucas as pessoas que utilizam uma única vez o cartão de crédito para pagar contas. A ilusão de pagamento que se cria, leva a repetir a experiência várias vezes, enquanto o limite de crédito permitir. Aí percebe que está dentro da “bola de neve das dívidas e juros”, da qual não é simples sair.


Somente ter que pensar na possibilidade de pagar uma fatura ou boleto com o cartão de crédito deve ser um sinal de alerta porque isso significa que está gastando mais do que você recebe. Lembre-se que dispor de limite de crédito não é autorização para gastar.


Como fazer para não cair nessa cilada?

Em síntese, pagar boletos e faturas com o cartão de crédito tem mais riscos do que benefícios. Um comportamento financeiro consciente e o entendimento claro de como utilizar BEM seu cartão são fundamentais para ter equilíbrio financeiro e não se endividar.

SEU BEM-ESTAR FINANCEIRO É O NOSSO PLANO!

--- Silvio Bianchi é Pós-graduado em Educação e Coaching Financeiro, Contador Público, Master Coach, Coach Financeiro, Treinador e Palestrante. Cofundador de BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São José dos Campos - SP (Vale do Paraíba).

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page