TRÊS PASSOS PARA SUPERAR O ENDIVIDAMENTO
top of page
  • Foto do escritorAdenias Filho

TRÊS PASSOS PARA SUPERAR O ENDIVIDAMENTO


Costumo sempre discordar de profissionais que se auto intitulam experts em educação financeira e solução para o endividamento, quanto estes, tratam tais problemas, de forma genérica, como se todos pudessem ser solucionados mediante a aplicação de receita mágica. A verdade é que problemas financeiros, em especial a recuperação da situação de endividamento, deve ser tratada de modo absolutamente personalizada.


Um caso, jamais será igual a outro, vez que diversas variáveis entram no estudo para alcançar uma estratégia que irá definir a solução para o problema. Por outro lado, existe sim, uma única fórmula a permitir que uma análise individualizada possa ser realizada. Trata-se do que passei a chamar de Plano Estratégico de três passos, que vou apresentar em seguida:


O primeiro passo é o mais complexo. Trata-se do diagnóstico do caso. Neste é preciso identificar o grau de agressividade das dívidas contraídas pelo devedor. Isto por quê, dívidas se subdividem por grau de possibilidades, jurídicas ou administrativas, de atingir o patrimônio daquele que deve. Depois é preciso identificar tanto a existência de bens, quanto a possibilidade de que estes, venham a sofrer eventual penhora, ou seja, possam ser extraídos dos pertences do devedor.


Vencida esta primeira fase, passamos a segunda, que consiste em desenhar um plano estratégico, com base nos dados previamente obtidos e devidamente analisados. Este pode determinar um posicionamento ativo ou passivo, parcial ou total, no tocante ao combate dos débitos, e ainda, que este demande uma ação individual ou coletiva.


Por fim, o terceiro, derradeiro e talvez mais difícil dos passos:


Ter disciplina para colocar em prática, e respeitar religiosamente, o que foi definido, no plano estratégico. Cumpridos os três passos, que servem a pessoas físicas e jurídicas, não há endividamento que não possa ser vencido, ainda que o devedor não tenha recursos financeiros para pagar seus débitos.


Autor: Ronaldo Gotlib

Advogado; Consultor; Empreendedor jurídico; Escritor (17 livros publicados sobre Direitos, finanças, motivação e Empreendedorismo); Coordenador dos departamentos de FINANCIAMENTOS HABITACIONAIS e EMPREENDEDORISMO JURÍDICO da ABAMI – Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário; Consultor da Revista Exame Online.

43 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page