• Adenias Filho

Saindo da zona de conforto

Descortinando 4 áreas do cotidiano para alcançar seus propósitos



É notório que os acontecimentos atuais vêm impactando a vida das pessoas ao redor do mundo em diferentes dimensões, sendo que cada indivíduo reage no limite de sua compreensão dos fatos.


Nestas circunstâncias, que postura você tem experiênciado?

  • Sente-se realmente feliz?

  • Fica paralisado ou segue em frente?

  • Reserva um sentimento de vítima?

  • Está reaprendendo e tirando vantagens da situação sem reclamar?

  • Superou hábitos nocivos a sua vida transformando-os em algo prazeroso?

A lista pode parecer infindável, porém ao revisitarmos ou refletirmos sobre quatro dos mais relevantes quesitos de nosso cotidiano poderemos alcançar patamares diferenciados de bem estar.


Uma autoavaliação com a máxima sinceridade possível desses quesitos, atribuindo uma pontuação variando entre 0 (zero) a 10 (dez), sendo 10 (dez) a representação de plena satisfação, poderá nos trazer maior compreensão sobre o nosso estado atual podendo nos direcionar para a realização de propósitos em nossas vidas.


Destacamos a seguir os quatro principais quesitos de autoavaliação e seus componentes, tendo em mente que todos esses setores de nossas vidas caminham juntos, a saber:


Pessoal - Saúde e disposição; Desenvolvimento intelectual; Equilíbrio emocional. Profissional - Realização e propósito; Recursos financeiros; Contribuição social. Relacionamento - Família; Relacionamento amoroso; Vida Social. Qualidade de vida - Criatividade, hobbies e diversão; Plenitude e felicidade; Espiritualidade.


Todos esses quesitos (vide imagem) representarão sua Roda da Vida.

Após atribuição do respectivo valor a cada um dos quesitos façamos a junção dos pontos criando assim, uma figura geométrica, normalmente, disforme em decorrência da pontuação atribuída a cada um dos quesitos.


A partir dessa figura reflita: Se focasse num único item dessa roda, qual seria o item que impactaria positivamente em outros? Exemplo: “focar na minha espiritualidade impactará positivamente no meu equilíbrio emocional, na minha realização & propósito e no meu relacionamento amoroso.


Em seguida, responda para si:


Quais seriam as ações a serem desenvolvidas para melhorar esse item? Qual delas posso iniciar dentro das próximas 24 horas (ou 12 horas)?


A proposta desse exercício de reflexão nos leva a uma autoavaliação de nosso momento atual com vistas a alcançarmos o estado desejado com maior objetividade e assertividade e, portanto, daremos os primeiros passos para sair da nossa zona de conforto.


O mais relevante desse processo é darmos o primeiro passo e apreciarmos a jornada saboreando cada momento e descobrindo a beleza de nosso Ser interior.


Bora lá!


Adenias Filho

Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado pela FGV-RJ, IBMEC em Finanças Corporativa e Amana-Key em Gestão Empresarial. Consultor Financeiro, Palestrante e Cofundador do BEM Financeiro - Desenvolvimento em Finanças

© 2018 por Bem Financeiro. Criado por Nave Estúdio Criativo