• Edward Claudio Jr

Os 7 hábitos do investidor de sucesso

Atualizado: Ago 17

Você tem dificuldades de fazer investimentos? Seja porque não sobra dinheiro no seu orçamento ou acha complexo entrar nesta seara?




Muitas pessoas acreditam que para fazer investimentos é necessário muito dinheiro. Então vamos desmistificar esta questão. Existem investimentos que permitem aportes de apenas R$ 30,00. E este valor mínimo varia muito, chegando realmente a números que poucos tem acesso. Mas acredite, existem investimentos para todos os bolsos, objetivos e prazos para utilização do dinheiro.


Mas afinal o que é preciso fazer para ter sucesso nos investimentos e alcançar os resultados desejados?


Existem alguns hábitos e comportamentos importantes para que você se torne um investidor de sucesso. A seguir, destaquei os que considero mais importantes. Vamos em frente?


1 – Gastar menos do que ganha. É fundamental que você tenha o controle do seu orçamento e o seu padrão de vida esteja abaixo dos seus rendimentos. Assim com esta margem positiva, poderá investir para a realização dos seus propósitos de vida.


2 – Evitar fazer dívidas desnecessárias. Isto significa comprar com consciência, verificar se realmente precisa do objeto ou serviço a ser adquirido e se o orçamento comporta esta aquisição, seja à vista ou a prazo. Pois caso não consiga pagar em dia, além de adquirir algo que não era importante para a sua vida, também vai contrair uma dívida e pagar juros, diminuindo a sua capacidade de investir.


3 – Ter propósitos e objetivos definidos com clareza. Saber quais são as coisas mais importantes que almeja realizar na sua vida e que te motivam a guardar parte da sua renda mensal, são fundamentais para o sucesso nos investimentos. Quando guardamos dinheiro sem um objetivo claro e específico, ficamos à mercê de utilizar o valor investido com coisas sem importância, minando o investimento e assim perdemos o foco “do porquê” e “do como” guardar dinheiro.


4 – Ter disciplina. Este talvez seja o mais difícil de implementar. Disciplina é guardar todos os meses o valor estipulado e, também, decidir poupar um percentual das rendas extras que surgem durante o ano (exemplos: bônus, décimo terceiro, horas extras, participação nos lucros, etc). A paciência de manter o valor no investimento até o prazo determinado e ter perseverança para não sucumbir aos apelos do consumo imediato, também fazem parte.

5 – Investir antes de pagar despesas e gastar a sua renda. Isto significa que, ao receber a sua renda, deve separar um valor já determinado dentro do orçamento para investir e depois, com a diferença, adequar o seu padrão de vida e gastos mensais. Desta forma, vai priorizar o que realmente é importante e não ficará na dependência de sobrar um valor no final do mês para investir.


6 – Buscar novos conhecimentos e ajuda profissional. Importante termos a consciência de que nunca vamos entender de tudo e aprimorar o conhecimento é fundamental para embasar as nossas escolhas em qualquer área da nossa vida. E para o mundo dos investimentos, nunca pare de aprender e procure a assessoria de um profissional da área. A soma: Novos Conhecimentos + Assessoria Profissional = Potencializar seus Investimentos. Este dueto, aumenta a possibilidade de melhorar os resultados e minimiza os riscos.


7 – Fazer planos de médio e longo prazo. No mundo atual, onde as coisas acontecem numa velocidade cada vez maior, fica cada vez mais desafiador pensar no médio e longo prazo. Parece que tudo tem que ser para ontem, imediato, rápido. E para nossos maiores propósitos, o tempo, a disciplina, a perseverança e este olhar para prazos maiores, são essenciais para que alcancemos os nossos objetivos de forma estruturada, correndo riscos calculados. Na questão de investimentos, pular etapas significa correr riscos maiores e, provavelmente, ocorrerão grandes perdas. Se não tivermos o hábito de planejar o médio e longo prazo, estaremos a mercê de um futuro de incertezas e sem liberdade financeira.


Estes hábitos são essenciais para você se tornar um investidor de sucesso.

Quantos destes comportamentos fazem parte do seu repertório? A maioria deles? Parabéns. Continue neste caminho e verifique qual hábito você ainda pode melhorar na sua jornada.


Mas se você respondeu que quase nenhum deles, vamos lá, ainda é tempo de trilhar um novo percurso e se transformar num investidor de sucesso. Aquele que, com os seus investimentos, realiza os seus propósitos e objetivos de vida.


Comece exatamente definindo de forma clara quais são seus propósitos e assim você terá a motivação para trilhar a estrada que o conduzirá a realização de cada um deles. Vai manter o foco, a concentração e as energias, naquilo que é realmente importante. Começará a gastar menos do que recebe; evitará contrair dívidas desnecessárias; terá disciplina para guardar os valores estipulados para cada objetivo; buscará ampliar os seus conhecimentos e criará uma mentalidade de médio e longo prazo.


Acredite, é possível. Não perca mais tempo com coisas que não são importantes para você. Dê o primeiro passo e priorize uma nova vida de prosperidade e de realizações. Assuma o controle de sua vida financeira e se transforme num investidor de sucesso. Se precisar, nós do BEM Financeiro estamos à sua disposição para ajudar.

--- Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.

© 2018 por Bem Financeiro. Criado por Nave Estúdio Criativo