Os 12 sintomas que levam à necessidade de fazer um Planejamento Financeiro
top of page
  • Foto do escritorEdward Claudio Jr

Os 12 sintomas que levam à necessidade de fazer um Planejamento Financeiro

Vou começar este artigo de forma direta e sem rodeios.

Como está a sua vida financeira? Você está satisfeito com os objetivos que realizou nos últimos 5 anos?

Verifique a relação abaixo e identifique se possui pontos em comum, para que possamos refletir sobre o assunto.

1 – Está utilizando o limite do cheque especial de forma recorrente.

2 – Não consegue pagar a fatura cheia do cartão de crédito e nos últimos meses, já teve que renegociar o valor, assumindo parcelas que parecem não ter fim.

3 – Recorre a empréstimos consignado, empréstimos pessoais, ou a ambos, para pagar dívidas com cartões de crédito ou limites de cheque especial.

4 – Está com dificuldade de manter em dia o financiamento imobiliário e/ou do automóvel. Inclusive tem parcelas atrasadas ou refinanciou a dívida estendendo o prazo, mais de uma vez.

5 – Entrou numa ciranda de dívidas e renegociações que a cada ano que passa fica pior.

6 – Gasta mais do que recebe de renda mensal.


7 – Tem apenas uma ideia parcial para onde vai o seu dinheiro.

8 – Tem dificuldades de falar sobre o dinheiro com familiares ou simplesmente detesta pensar sobre o assunto.

9 – Tem momentos de ansiedade ou depressivos sobre as questões financeiras.

10 – Tem a sensação de viver e trabalhar somente para pagar contas e dívidas, sem realizar objetivos relevantes.

11 – Sabe que precisa guardar dinheiro para o futuro, mas não consegue.

12 – Não está satisfeito com a vida financeira.

Estes são sintomas de uma vida financeira que precisa de cuidados e atenção.

Quantos destes sintomas você está passando ou sentindo? Se você respondeu três ou mais, é preciso parar e repensar nas suas ações e tomar a atitude de reverter está situação o quanto antes.

Eu sei que não é fácil, mas é possível melhorar este quadro e ter uma vida plena e prospera em todos os sentidos.

O primeiro passo é definir o seu propósito de vida, o que você deseja realizar de forma específica. Assim, você vai criar o porquê fazer, o que tem que ser feito, para alcançar estes objetivos. E em seguida, estabelecer o como será feito, através do Planejamento.

O Planejamento Financeiro auxilia direcionamento das ações necessárias para alcançar os objetivos que se deseja alcançar, elevando o nível de consciência de seus atos a fim de atingi-los.

O planejamento contempla todas as fases descritas acima:

- O que será realizado: definido de forma clara e específica. Exemplo: a Independência Financeira, daqui 10, 15 ou 20 anos. Especifique a idade que deseja alcançar este objetivo.

- O porquê, detalhe os motivos que deseja realizar este propósito. Exemplo: para ter uma vida financeira sustentável, segurança, bem estar da família e trabalhar pelo prazer e não mais pela necessidade do dinheiro.

- O como. Traçar as ações que vão levá-lo a concretização do propósito, iniciando pelo levantamento da situação atual e quais recursos dispõe hoje referente ao objetivo traçado. Exemplo: já tenho um plano de previdência privada, que guardo R$ X,XX todos os meses, além de anualmente, separar 30% de toda renda extra que receber para investir num Fundo XYZ, para esta finalidade.

Com os objetivos bem definidos, o levantamento da situação atual (análise de hábitos e costumes financeiros e da situação financeira), o caminho a ser traçado, será especificado no Planejamento, para sair do estado atual e chegar no estado desejado.

Assim você terá a motivação para trilhar a estrada que o conduzirá a realização dos seus propósitos, de forma clara e objetiva. Vai manter o foco, a concentração e as energias, naquilo que é realmente importante. E principalmente vai simplificar a sua vida, pois você saberá o fazer e o que não deve fazer.

Acredite, é possível. Não perca mais tempo com coisas que não são importantes para você. Dê o primeiro passo e priorize uma nova vida de prosperidade e de realizações. Assuma o controle de sua vida financeira e supere todos os obstáculos e desafios. Se precisar, nós do BEM Financeiro estamos à sua disposição para ajudar.

Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.

38 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page