• Edward Claudio Jr

O primeiro passo para sair do endividamento é ter clareza nos propósitos de vida...

Para sair do endividamento crônico, em primeiro lugar, é preciso definir de forma clara quais são os seus verdadeiros propósitos de vida.


Depois de muitos anos atendendo pessoas e famílias no quesito endividamento, posso afirmar que a maioria delas entrou e permanece num processo de endividamento, pois não tem ou não tinham definidos seus verdadeiros propósitos e objetivos de vida. Deixando-se levar pelo consumo inconsciente de coisas que as satisfazem apenas momentaneamente, mas que verdadeiramente não são importantes.


E assim, desperdiçam não só recursos financeiros, mas também o tempo, com coisas que não são relevantes. Recursos estes que não podem ser recuperados. O dinheiro utilizado para comprar coisas desnecessárias ou pagar juros não volta mais. Você terá que trabalhar para conquistar novos recursos financeiros. E o tempo gasto para utilizar o dinheiro, sem planejamento, adquirindo dívidas que podem se estender por meses ou até anos, também não tem recuperação.


Por isso é essencial que você defina de forma clara e especifica quais são seus verdadeiros propósitos, sonhos ou objetivos de vida. Pessoas com este hábito, pautam suas decisões com a construção de um planejamento, que contempla o passo a passo e as ações necessárias para realizar aquilo que é relevante em suas vidas.


Mas, se você, neste momento, está numa situação de endividamento crônico, com dívidas que parecem não ter mais fim, pare e reflita: Você tem definido, com clareza, os seus verdadeiros propósitos de vida? Se a resposta for negativa, respire e sozinho ou com a família, definam o que desejam realizar daqui a um, três, cinco, dez anos...



Está parada para definir os seus objetivos, será o primeiro passo para verdadeiramente assumir o controle da sua vida financeira.


Adquirindo a consciência do que realmente é importante, você encontrará os meios e fará as ações necessárias para sair do endividamento e utilizar os recursos financeiros de forma assertiva para conquistar os seus propósitos.


A seguir, destaco quais são as vantagens de ter uma vida dirigida por propósitos:

- Faz com que sua vida tenha sentido. Da significado e relevância para a tomada de decisões.

- Simplifica a vida. Você sabe o que fazer e o que não fazer.

- Direciona a vida. Os esforços e a sua energia serão concentrados no que realmente é importante.

- Estimula a sua vida. Você vai agir com entusiasmo, vigor e paixão na busca dos seus objetivos.


Faz sentido para você? Releia cada uma destas vantagens e reflita. Quando você definiu com clareza algum objetivo no passado e o conquistou, obteve cada uma das vantagens elencadas acima. Estou certo?


Por isso, defina o quanto antes novos propósitos e objetivos, caso não os tenha com clareza. E dê o primeiro passo, não adie esta ação. Assuma o controle da sua vida financeira e dirija os seus esforços para aquilo que fará toda a diferença para você e sua família.


Se o seu objetivo é sair das dívidas, recomendo que defina, pelo menos, mais um propósito que seja muito importante para você e com certeza encontrará o caminho e a motivação necessárias para sair desta situação de endividamento e conquistar outros propósitos relevantes na sua vida.


E se tiver dificuldades, nós do BEM Financeiro (www.bemfinanceiro.com.br) estamos à sua disposição para ajudar você a encontrar novos caminhos que vão levá-lo a realização de muitos propósitos e grandes conquistas.


---

Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.


35 visualizações

© 2018 por Bem Financeiro. Criado por Nave Estúdio Criativo