O 5G do BEM Financeiro, afinal o que é isto?
top of page
  • Foto do escritorEdward Claudio Jr

O 5G do BEM Financeiro, afinal o que é isto?

O 5G do BEM, são 5 ações para potencializar a sua vida financeira e permitir a realização dos seus propósitos. Quais seriam estas ações?


Gerar, significa dar existência, conceber, produzir, causar e originar, entre outras palavras. Alguns sinônimos são criar, fabricar e produzir.

Este é o primeiro G do 5G do BEM Financeiro.

Quais são as competências e habilidades que você possui para gerar renda, através do trabalho assalariado ou empreendo o próprio negócio? Neste mundo dinâmico que vivemos, oportunidades e necessidades surgem todos os dias. O que você faz por prazer e que pode ajudar outras pessoas ou empresas? Faça uma reflexão, busque mais informações e estude pessoas que já fizeram algo parecido. Com certeza, novas oportunidades de geração de renda vão surgir.


Gastar, significa dissipar e consumir. Tão importante quanto gerar renda é saber gastar bem estes recursos.

Muitas pessoas têm facilidade de gerar renda, mas devido ao consumo inconsciente desperdiçam muitos dos recursos adquiridos, não gerando riquezas e contraindo muitas dívidas.

E as dívidas trazem o pagamento de juros, que em muitos casos podem deteriorar a saúde financeira pessoal e familiar. E o mais importante, não permitir que as pessoas possam realizar seus propósitos de vida mais importantes.

Avalie. Você gasta de forma consciente os seus recursos? Faz pesquisas, verifica se realmente aquilo é importante? Se é o momento certo? Ou, compra de forma impulsiva e depois se preocupa como vai pagar? Se este for o caso, faça um exercício de ao sentir o ímpeto de comprar algo, deixe para o dia seguinte, para dar tempo de avaliar se o objeto ou serviço desejado farão sentido para a sua vida.


Gerir, significa dirigir e administrar. Podemos acrescentar comandar, governar e reger. Este “G”, abrange a forma como você administra os recursos gerados de forma a manter a sustentabilidade financeira.

Como você está dirigindo a sua vida financeira? A forma de governar os seus recursos financeiros está conduzido a sua vida para a prosperidade ou para o acúmulo de dívidas e dificuldades?

Reflita e veja as escolhas que tem feito e que estão colocando você no caminho contrário ao desejado. Faça diferente e com certeza os resultados serão outros.


Guardar, significa poupar, conservar, vigiar e preservar. E nas questões financeiras é fundamental ter o hábito de preservar parte dos recursos gerados para os seus propósitos de curto, médio e longos prazos. (Curto Prazo: até um ano / Médio Prazo: de um a 5 anos / Longo Prazo: acima de 5 anos).

Poupar dinheiro, pelo simples objetivo de ter dinheiro guardado não é a melhor estratégia. Sempre defina os seus propósitos para guardar parte da renda que gerar. Desta forma, vai realizar mais sonhos na sua vida.



Garantir, significa assegurar, afiançar, confirmar, responsabilizar-se, encarregar-se. Este 5º G do BEM Financeiro, tem a função de pensar e planejar a criação e manutenção da Liberdade Financeira, pensando no longo prazo para aquela fase da vida que possamos optar por trabalhar por prazer e não mais pela necessidade do dinheiro.

Garantir está Liberdade Financeira será fundamental para que pessoas e famílias atinjam este patamar de segurança, mantendo o padrão de vida conquistado pelo restante da vida.


Pratique estas ações constantemente e você estará trilhando o caminho da sua liberdade financeira.


Se tiver dúvidas ou comentários, nós do BEM Financeiro, estamos à disposição para o seu contato.


No Canal do YouTube do BEM Financeiro disponibilizamos um vídeo sobre o 5G do BEM Financeiro. Acesse e assine o nosso canal.


Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page