top of page
  • Foto do escritorEdward Claudio Jr

Como assumir o controle da sua Vida Financeira!

Atualizado: 31 de ago. de 2022

A quanto tempo você não olha para si a fim de se conhecer melhor e entender o porquê das suas escolhas, principalmente nas questões financeiras.


Temos valores, crenças, emoções, propósito de vida, missão, ou seja, muitos os elementos que contribuem ou limitam o nosso caminhar rumo aos nossos sonhos e objetivos.


Uma pessoa que consegue no seu cotidiano fazer aquilo que gosta, que atende os seus mais importantes valores e que a aproxima do seu propósito de vida, será contemplada com crenças fortalecedoras, emoções positivas e naturalmente, o alcance dos objetivos será natural, com menos esforço (emocional) e com um enorme sentimento de realização.


Definir bem os seus sonhos e propósitos de vida, são fundamentais para fazer aquilo que é preciso no dia a dia. Fortaleceremos as nossas crenças, teremos emoções positivas e menos esforço emocional para a realização do que é realmente importante.

E para isso, o autoconhecimento permitirá que você tome melhores decisões e aja de acordo com os seus valores. Reconhecer os seus valores e o poder das crenças na sua vida, torna as suas decisões mais assertivas. Conhecer os fatores que podem impulsioná-lo ou limitá-lo na conquista dos seus objetivos, muda a sua percepção e foco nas ações para atingir os resultados desejados.


Vamos começar? Defina um propósito que deseje realizar. E para te ajudar, responda a seguinte pergunta:

- Por que atingir esse objetivo é importante para você?

Essa pergunta remete ao elemento mais importante para que valha a pena empenhar todo o seu potencial.

Podemos destacar as seguintes vantagens de ter uma vida dirigida por propósitos:


• Faz com que sua vida tenha sentido: Significado + Relevância + Esperança.​

• Simplifica a vida: “O que fazer” e “O que não fazer”. ​

• Direciona sua vida: Esforços > Energias > Concentração para o que é Importante.​

• Estimula a sua vida: Entusiasmo + Vigor + Paixão.


Foto Pixabay.


O propósito proporciona um motivo para que valha a pena todo o nosso esforço.


Quando você define uma direção, é como desenhar um caminho rumo ao futuro e projetar todas as etapas para alcançar os seus objetivos. Ter metas e nos planejar para realizá-las é fundamental, pois alinha o nosso foco.


Foco é a competência de estabelecer e fazer o que precisa ser feito para conquistar o que se deseja.

“Propósito é o sonho que te move. Foco é o que te move para o sonho!” (Alexandre Prates).


Ambos estão sempre juntos. Foco sem propósito, não dá sentido as ações e propósito sem foco, não permitirá o alcance dos objetivos.


Para alcançar nossos propósitos, precisamos definir as metas necessárias para chegar onde queremos.


Então, como traçar metas?

Primeiro, onde você pretende chegar? Esse é o primeiro passo para definirmos uma meta: Onde eu quero chegar? Isso é uma meta!

Outros elementos são fundamentais nesta definição. Responda as questões abaixo e terá uma meta bem definida. Vamos a estas questões:


A - Como vou saber que cheguei lá?

B - Quando eu quero chegar lá?

C - Defina como você vai saber que conquistou a meta ou como você pode saber que está no caminho certo?


Uma meta não pode caminhar sem a existência de um planejamento. E metas que dependem do dinheiro, precisamos de um bom Planejamento Financeiro, que vai nos mostrar como chegar onde queremos.


Se você projetar bem a jornada, a realização do propósito é uma consequência.


Na minha experiência acompanhando pessoas e famílias, os objetivos não se concretizam, pois não projetamos o caminho, estabelecendo os passos necessários para alcançá-los.


No seu planejamento financeiro devem constar os seguintes pontos:


1 – Descreva com detalhes o seu propósito. Por exemplo, se deseja realizar uma viagem, defina para onde, quantos dias, locais que pretende visitar, pessoas que vão com você, tipo de estadia e forma de viagem. Quanto mais detalhes, melhor para montar o planejamento.


2 – Pesquise quanto vai custar o seu sonho. É fundamental mensurar o valor correto, pois algumas pessoas não sabem quanto custa o propósito e não se preparam para realizá-lo.


3 – Determine o tempo para realização deste propósito, definindo o mês e ano. Um propósito sem o prazo, geralmente não se concretiza.


4 – Escreva o porque deseja realizar este sonho, quais são as pessoas que vão se beneficiar, o que trará para você de alegria e satisfação, enfim o que de positivo trará para a sua vida.


5 – Detalhe quais são as ações que fará durante a jornada para realizar este propósito. Exemplo: quanto vai poupar por mês e em que investimento(s) guardará este valor. Quanto vai guardar percentualmente do seu décimo terceiro, bônus ou PLR, para este objetivo. Se vai gerar renda extra e quanto vai separar para o seu sonho. Se precisar de documentação ou deseja falar a língua nativa do local da viagem, especifique as ações para atingir estas metas.


Acompanhe periodicamente se as ações estão atingindo as metas para a realização do seu propósito e se tiver que fazer alterações e ajustes nas ações, aja o quanto antes e nunca desista do seu sonho. Você pode até mudar de propósito, se isto fizer mais sentido, mas sempre tenha objetivos a realizar. Pessoas sem objetivo perdem o sentido da vida, a motivação e a autoestima.


Se tiver dificuldades para definir seus propósitos ou montar um planejamento financeiro para conquistá-los, procure ajuda. Não procrastine mais e assuma o controle da sua vida financeira para realizar seus objetivos.


No Blog do BEM Financeiro temos diversos artigos tratando de assuntos relacionados a Educação Financeira e Finanças Pessoais. Acesse, compartilhe e nos ajude a dividir esses conhecimentos.


Nosso propósito é fazer com mais pessoas sejam as protagonistas de suas vidas. Sejam realizadoras de sonhas e construtoras da própria independência financeira.


---

Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.


Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page