Aposentadoria sem stress
top of page
  • Foto do escritorAdenias Filho

Aposentadoria sem stress


Pixabay


“O ser descobre aos 20 anos que, um dia, vai morrer, aos 40, que, um dia, irá se aposentar e aos 60 que existe a possibilidade dele não morrer tão cedo”


Para muitos, pensar sobre a aposentadoria ora soa prematuro, ora algo urgente.


Em minha experiência como Consultora e Planejadora Financeira observo muitas vezes o quanto seria positivo para as pessoas que esse assunto fosse naturalmente acompanhado ao longo de suas vidas.


O aumento consistente que verificamos na expectativa de vida gera a necessidade de, cada vez mais, estruturarmos desde cedo planos financeiros para vivermos a aposentadoria de forma confortável.


Mas, além disso, no caso das contribuições feitas ao Regime Geral de Previdência Social, observo o quanto seria desejável que, de tempos em tempos, fosse feita uma verificação das informações constantes nos extratos previdenciários para evitar atrasos e indeferimentos na tão sonhada hora de requerer a aposentadoria.


Falta de informações como as datas de desligamento de cada período trabalhado e pendências de lançamentos de contribuições feitas como autônomo são exemplos de situações que podem prejudicar a contagem de tempo e a rapidez na concessão do benefício.


À luz das regras de transição inclusas na Reforma da Previdência de Novembro de 2019, há de se estudar também o histórico de cada pessoa para buscar a melhor estratégia de aposentadoria, quanto a data de requerê-la e ao valor do benefício.


Importante citar que, documentos como as carteiras de trabalho, rescisões contratuais e até mesmo holerites devem ser bem guardados para a eventualidade de ser necessária alguma comprovação. Casos de empresas que vão à falência, dificultando a obtenção de comprovações muitas vezes solicitadas pelo INSS, não são raros.

Passaporte certo para uma grande dor de cabeça!


Quando jovens, achamos que o “dia de parar” pertence a um futuro fora de alcance. A verdade que fica é: ele chega! Que tal fazê-lo chegar de uma forma tranquila?

Autora:

Martha Correa, Profissional com longa experiência em Planejamento Financeiro e Análise de Viabilidade de Investimentos em empresas de médio e grande porte, tendo atuado também no setor público. Realização de consultorias individuais e de palestras com foco na disseminação de conceitos financeiros.

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page