Nos últimos tempos, temos a sensação que o relógio da vida está passando cada vez mais rápido. Quantas vezes não nos deparamos com fatos que ocorreram e que não acreditamos ter acontecido há três, quatro ou cinco anos atrás. Parece que aconteceu a poucos meses, não parece? Não sei pra você, mas as vezes assusta, não assusta?
Fatos importantes que ocorreram em nossas vidas já contam 10, 20 e até 30 anos ou mais. E não estamos percebendo o tempo passar. E o mais preocupante, estamos aceitando a vida nos levar. Deixamos de lado nossos sonhos e propósitos de vida. Nas questões financeiras, investimos tempo em planejar a nossa vida apenas no curto prazo (e olha lá), mas o médio e longo prazo são esquecidos, como se tivéssemos todo o tempo do mundo.
Reflita sobre as seguintes questões:
- Como vai a sua linha do tempo nas questões financeiras?
- Você tem realizado seus sonhos e objetivos de curto, médio e longo prazo?
- Como estava a sua vida financeira há dois ou três anos atrás?
- Comparando com o hoje, a sua vida financeira está melhor ou piorou?
- E projetando para daqui três anos, as suas ações hoje, vão melhorar ou piorar a sua vida financeira?
Foto Pixabay
Quanto tempo faz que você não para e analisa a sua vida financeira? Como ela está agora e como gostaria que estivesse daqui e três, cinco ou dez anos?
Poucas pessoas tem o hábito de anualmente planejar a vida financeira. A grande maioria responde que nem lembra quando foi a última vez que parou para fazer um planejamento e outros dizem que nunca fizeram. As coisas simplesmente vão acontecendo.
Podemos mudar este estado de coisas e assumir o protagonismo de nossa vida financeira. Várias ações e atitudes dependem de nós e são nelas que temos que manter o foco. Aquilo que não depende de nós, não temos que desperdiçar energia.
Na sua linha do tempo da vida financeira o que você deseja alcançar? É fundamental que você estabeleça seus objetivos daqui para frente. Definindo as prioridades e os prazos de realização, fica mais fácil fazer o planejamento necessário para conquistar o que almeja.
Vamos destacar a seguir os passos para você criar uma linha de tempo da sua vida financeira realizadora.
1 – Defina seus sonhos e objetivos.
2 – Faça uma linha de tempo e coloque os sonhos que deseja realizar.
3 – Priorize um sonho de curto, um de médio e um de longo prazo, para a realização.
4 – Verifique quais recursos já possui para estes objetivos.
5 – Defina quanto vai guardar por mês para cada um destes três objetivos.
6 – Separe parte da renda extra (décimo terceiro, bônus, PLR, etc), que vier a receber durante o ano para estes objetivos.
7 – Analise seus hábitos e comportamentos financeiros e através do autoconhecimento, mude aqueles que não estejam de acordo com a realização dos seus objetivos.
8 – Aprenda sobre investimentos e sobre educação financeira constantemente.
9 – Reveja seu orçamento mensalmente e ajuste se necessário.
10 – Envolva toda a família neste planejamento. Família unida nos objetivos, realizam mais sonhos.
Siga estes passos e você identificará o que é realmente importante e está no seu controle, mantendo o seu foco e energia, sendo mais assertivo nas suas escolhas financeiras.
Você vai melhorar o seu autoconhecimento e identificar o que pode estar impedindo que realize os seus sonhos. Com o autoconhecimento se desenvolvendo, crenças e hábitos prejudiciais à realização dos seus propósitos, serão substituídos ou minimizados, permitindo que novos resultados aconteçam na sua vida em direção ao planejado.
Permita-se fazer coisas novas, aprender e evoluir, com certeza novas possibilidades surgirão na sua vida.
Se tiver dificuldades para definir seus propósitos ou montar um planejamento financeiro para conquistá-los, procure ajuda. Não procrastine mais e assuma o controle da sua vida financeira para realizar seus objetivos.
No Blog do BEM Financeiro temos diversos artigos tratando de assuntos relacionados a Educação Financeira e Finanças Pessoais. Acesse, compartilhe e nos ajude a dividir esses conhecimentos.
Nosso propósito é fazer com mais pessoas sejam as protagonistas de suas vidas. Sejam realizadoras de sonhas e construtoras da própria independência financeira.
---
Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.
Kommentarer