Por Silvio Bianchi *
Muito se fala da necessidade de ter uma reserva para imprevistos, também chamada de Reserva de Emergência. Porém, também existe uma polémica com relação ao nome: “emergência sugere coisa ruim e eu não quero guardar dinheiro para coisas ruins!”.
O objetivo desta reserva é criar uma “rede de proteção” contra imprevistos, evitando ter que recorrer ao endividamento em momentos de crise. Se a reserva não for suficiente e precisar de um empréstimo, a dívida será menor e mais fácil de controlar.
Como fazer para construir a reserva de emergência:
Gaste menos do que recebe. A única forma de guardar dinheiro regularmente é gastando menos do que recebe. Cuidado com o que entende por gastar! [1]
Planeje suas despesas. Planejar suas despesas é a melhor forma para gastar menos do que recebe e guardar dinheiro todos os meses. [2]
Monitore suas despesas. Despesas pequenas mas que se repetem ao longo do mês, assinaturas que não usa, compras por impulso, aquelas compras com “parcelas pequenas”, são especialistas em “furar orçamentos”.
Proteja suas reservas! De quem? De você mesmo! Dan Ariely, psicólogo americano, especializado em Finanças Comportamentais, diz: “Somos raposas cuidando do nosso galinheiro financeiro”. Para proteger suas “galinhas financeiras”, mantenha suas reservas separadas da conta que utiliza para receber e pagar. Assim como criamos uma barreira de arame para proteger as galinhas dos seus predadores, precisamos criar barreiras entre nós e as nossas reservas.
Separe o dinheiro para as reservas no momento de receber. “Quando sobrar eu guardo” não é uma boa estratégia, porque, o risco de não sobrar é muito elevado. O ideal é configurar transferências automáticas para a conta destinada ao fundo de emergência.
Como calcular o tamanho da reserva de emergência? O tamanho mínimo da reserva seria o equivalente a 6 (seis) meses de despesas básicas. O ideal seria de 1 (um) ano de despesas básicas.
Quais são as despesas básicas? Moradia (aluguel, condomínio, água, luz, gás etc.), Alimentação (mercado + feira. Os lanches por aplicativo não entram nesta categoria! 😉), Transporte para trabalhar ou estudar, Saúde (convênio médico, consultas, medicamentos), Educação.
Mantenha a reserva num investimento com liquidez diária. As emergências não podem ser planejadas e, quando acontecem, precisam ser resolvidas imediatamente. Portanto, a RESERVA de EMERGÊNCIA, deve ser mantida em investimentos que permitam o acesso imediato.
Se precisar de ajuda para organizar seu orçamento e guardar dinheiro todos os meses, no BEM Financeiro criamos os programas BEM Agora.
Um fundo de emergência proporciona tranquilidade e segurança, permitindo que você enfrente situações inesperadas com mais confiança.
SEU BEM-ESTAR FINANCEIRO É O NOSSO PLANO!
[1] Gastar ou Pagar? Se confundir vira armadilha! – Blog do BEM: https://bit.ly/GastarouPagar
[2] Como guardar dinheiro e ter segurança financeira – Blog do BEM: https://bit.ly/Como_Guardar_Dinheiro
---- * Silvio Bianchi é Pós-graduado em Educação e Coaching Financeiro, Contador Público, Master Coach, Coach Financeiro, Treinador e Palestrante. Cofundador de BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São José dos Campos - SP (Vale do Paraíba).
Comments