• Edward Claudio Jr

PIX, benefícios e cuidados

Mas afinal o que é o PIX? É um sistema de pagamento instantâneo que permitirá transações em tempo real, 24 horas por dia, sete dias por semana, durante o ano todo também entre instituições diferentes. Atualmente as transferências 24 horas, somente ocorrem entre contas da mesma instituição financeira.

O TED (Transferência Eletrônica Disponível) e o DOC (Documento de Ordem de Crédito) não permitem transferências em tempo real. A TED só pode ser feito até às 17 horas do dia útil e não há limites de valores. O DOC só entra no próximo dia útil, mas pode levar mais um dia caso a transação seja feita após às 22 horas. E tem o limite de até R$ 4.999,99.

No PIX as transferências vão ocorrer diretamente da conta de quem paga para a conta do recebedor, sem intermediários. Isto vai permitir a redução dos custos de transação. O Banco Central (BC) definiu que será cobrado o valor de R$ 0,01 pela liquidação de cada 10 pagamentos instantâneos na plataforma. Quem vai pagar este valor ao BC será a instituição que receber a ordem de pagamento.

Como funciona:

Para utilizar o PIX é necessário que os participantes (quem envia e quem recebe o dinheiro) precisam ter conta em banco ou instituição de pagamento. O tipo de conta pode ser: conta corrente, caderneta de poupança ou conta de pagamento pré-paga.

As transações do PIX poderão ser feitas da seguinte forma: Chaves PIX, Chaves Aleatórias, QR Code ou Link de pagamento.

As chaves do PIX são: CPF/CNPJ, e-mail, número de celular ou chave aleatória.

Chave aleatória, são conjuntos de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente, que identifica a sua conta sem a necessidade de passar as informações pessoais (CPF, CNPJ, número de celular ou e-mail).


Benefícios do PIX:

A> Agilidade na execução nas transações.

A realização do pagamento será simples e rápida, assim como enviar uma mensagem por aplicativo. Flexibilidade de ter que pedir apenas as informações das chaves cadastradas para ter acesso aos dados do usuário. Pagamentos rotineiros serão realizados por esse sistema. Ex: viagens de transporte público, compras em feiras livres, etc.

B> Maior poder de escolha ao pagador.

O pagador terá mais uma opção de escolha no momento de realizar a transação e com isso até conseguir negociar descontos à vista.


C> Menor custo.

O usuário pessoa física do novo sistema de pagamentos não terá as tarifas do TED ou DOC. As pessoas jurídicas estarão sujeitas a taxas para receber os pagamentos.

D> Segurança.

O Banco Central definiu os requisitos fundamentais de segurança para operacionalizar o sistema. Destacando: a Assinatura Digital nas mensagens, com o receptor validando a assinatura digital de cada mensagem para garantir a autoria e integridade e os

Certificados Digitais nos processos de criptografia e autenticação.

E> Melhora no fluxo de dados.

Sem intermediários na cadeia de pagamentos a gestão do fluxo de caixa dos recebedores será facilitada, assim como a conciliação dos pagamentos, com a redução da necessidade de crédito.

F> Integração com outros serviços.

Com a integração com outros serviços do celular, tais como agenda de contatos e aplicativos de finanças, o usuário do PIX poderá controlar as finanças de forma automática e prática.

G> Facilidade para transferências quando vai fazer Investimentos.

Quando você tem que transferir o dinheiro da sua conta corrente para uma corretora na hora de investir, faz isso via TED ou DOC, mas estas duas formas de transferência tem horários e dias definidos e quando executados em fins de semana ou feriados, só entram na sua conta da corretora no próximo dia útil. Com o PIX, essa transferência cai em segundos a qualquer hora do dia, sem custo e pode deixar agendada a ordem para alguns investimentos.

Tipos de Golpes:

- É necessário ficar atendo aos golpes de criminosos através do envio de mensagens para rede sociais, SMS ou e-mail, disponibilizando o cadastro para o sistema do PIX. E logo em seguida ao acesso do link, um arquivo malicioso pode ser instalado e coletar informações pessoais.

- Outro golpe parecido com o anterior são mensagens falsas com o objetivo de conseguir acesso à Internet ou Mobile Banking. Neste momento a pessoa é encaminhada para um site falso no banco e fornece informações pessoais de acesso da conta.

Como se prevenir:

- Para fazer o cadastro da chave PIX utilize sempre os canais oficiais das instituições financeiras.

- Verifique os links com muita atenção. As instituições financeiras não encaminham e-mails solicitando o cadastro.

- Não compartilhe códigos de verificação, senhas e tokens de forma externa.

- Verifique de onde veio o SMS, para confirmar que não é um número desconhecido.

- Desconfie de promoções estranhas.

E como recomendação final, muito cuidado em utilizar o PIX para efetuar transferências, caso não tenha saldo disponível na sua conta corrente. Isto fará você assumir os juros do cheque especial, que hoje está limitado até 8% ao mês. Utilize o PIX com consciência aproveitando os benefícios e se tiver dúvida procure por mais informações. O seu BEM financeiro é o nosso plano.

Edward Claudio Júnior é Pós-graduado em Educação Financeira, Coach Financeiro, Palestrante e Treinador Comportamental. Cofundador do BEM Financeiro – Desenvolvimento em Finanças, responsável pelo escritório em São Paulo.

© 2018 por Bem Financeiro. Criado por Nave Estúdio Criativo