• Adenias Filho

Como Viver BEM. O BEM é você!

Atualizado: Abr 6


Pixabay by Renan Brun


Ao longo de nossa jornada ouvimos e repetimos diferentes expressões acompanhadas da palavra “bem”, como por exemplo: Acabar bem (Terminar de maneira satisfatória); Ficar bem (Ser conveniente ou adequado a alguém); Comer bem, viver bem; Além do bem e do mal; Pensar bem, sentir-se bem; Faça o bem sem olhar a quem; a prática do bem enobrece o homem; sejamos felizes com a prática do bem, etc.


É infindável a aplicação dessas três letrinhas em nossa linguagem e que provavelmente não tenhamos parado para refletir sobre a sua origem, significados, sinônimos, derivados, etc.


Não temos dúvidas que a palavra bem, em geral, é associada a algo que nos faz sentir satisfação, mas também, poderá invocar a tirar vantagem sobre algo ou alguém, o que não será destaque nesse momento. Vamos nos debruçar no primeiro sentido.


Eis aqui alguns sinônimos e derivados dessa maravilhosa composição de três letrinhas:

Admirável, augusto, bom, bondade, esplêndido, esplendor, estimado, excelente, magnífico, maravilhoso, melhor, mirífico, sensacional, soberbo, superior, superlativo, etc.


BEM – tem sua origem do Latim bene, “bem, de modo adequado, de modo feliz”.

Dentre seus derivados encontramos benfazejo, “aquele que faz o bem”, de bene mais facere, “fazer”; beneplácito, “aprovação, consentimento”, de bene mais placet, “agrada”, benefício, “auxílio, vantagem concedida”, de bene mais facere, “fazer”.


Foi nessa caminhada que chegamos aos valores que nos motivaram e inspiraram a fundar o BEM Financeiro - Desenvolvimento em finanças e criar, em conjunto com nossos clientes, estratégias financeiras para a realização de propósitos.


Com essa inspiração, das três letrinhas descortinadas antes, fundamentamos os pilares de nossa metodologia do BEM que visa alcançar a sustentabilidade financeira através do planejamento, o auto-conhecimento, a mudança de hábitos e do cuidado com os recursos, assim desenvolvidas:


B > Base Orçamentária

E > Evolução Patrimonial

M > Mapa do Futuro


Por meio do pilar Base Orçamentária será identificada a destinação de todos os recursos financeiros, os motivos que direcionam ao consumo e fundamentalmente a constituição de investimentos e análise de dívidas, se houver.


O pilar Evolução Patrimonial abrange a compreensão sobre a situação entre bens e direitos e obrigações, demonstrando o grau de equilíbrio ou desequilíbrio das finanças e patrimônio.


Em complemento, no pilar Mapa do Futuro reúne-se todos os dados contemplados nos pilares anteriores propiciando caminho seguro para a concretização e realização dos propósitos.


Para melhor adequar a demanda dos diferentes perfis e situações particulares de nossos clientes, os seguintes serviços poderão ser acessados:


BEM Agora - Momentum (saiba mais aqui)

Breve atendimento em um ou dois encontros virtuais para atender a demanda específica e pontuais visando a tomada de decisão, no que diz respeito, por exemplo: análise de investimento, financiamento, usar ou não o FGTS, aceitar uma proposta de renegociação de dívida, etc.


BEM Agora - Transformação (saiba mais aqui)

São executadas cinco sessões que retratam muito além da situação financeira.

É realizada uma abordagem comportamental de transformação de hábitos.

Ideal para incorporar novos hábitos financeiros, profissionais e pessoais, através do auto-conhecimento e mudanças comportamentais.


Resultados esperados

Despertar para uma nova realidade direcionada à realização de propósitos e alavancada pelos novos hábitos.


BEM Alta Performance (saiba mais aqui)

​Ideal para aqueles que preferem um acompanhamento personalizado de médio ou longo prazo. Controle da situação financeira atual, elaboração de planos de ação para ter alta performance financeira e curadoria para aumento de resultados.


O seu BEM é o nosso Plano.


Autor: Adenias Filho

Cofundador do BEM Financeiro - Desenvolvimento em Finanças. Formado em Administração de Empresas, Pós Graduado pela FGV-RJ, IBMEC em Finanças Corporativa e Amana-Key em Gestão Empresarial. Consultor Financeiro e Palestrante, responsável pelo escritório do BEM Financeiro no Rio de Janeiro.



Posts recentes

Ver tudo