• Edward Claudio Jr

A Importância da Educação Financeira na vida das pessoas


Estou no vermelho! Como me organizo financeiramente, agora que está chegando meu filho? Por que não consigo guardar dinheiro? Por que não consigo viabilizar financeiramente o meu curso de MBA? Estou me preparando para a aposentadoria ou vou depender apenas do INSS?


Se você não consegue responder uma ou mais destas perguntas, ou não está contente com a sua saúde financeira atual, provavelmente está precisando urgentemente de Educação Financeira. Porém, não se preocupe, é possível melhorar e mudar hábitos e costumes financeiros com direção à sustentabilidade financeira.


Quais são os motivos que causam esta situação?

A crise econômica que o Brasil enfrenta nos últimos anos, o desemprego e os imprevistos são fatores que impactam na vida financeira das pessoas. Mas o principal motivo está na falta de educação financeira. Pessoas com bons hábitos e costumes financeiros se planejam e fazem as escolhas pautadas no equilíbrio, pensando no curto, médio e longo prazos. Definem a importância do dinheiro e as formas corretas de utilizá-lo.


Infelizmente, com raras exceções, não fomos educados financeiramente nas escolas e nem nas nossas casas, através de gerações. Nas escolas recebemos vários conhecimentos de como ganhar dinheiro, mas não como administrá-lo.


Muitos profissionais, com salários ou ganhos elevados, estão completamente endividados e beirando à inadimplência. O que comprova que não é o quanto ganhamos de dinheiro que nos isenta de estar na situação de inadimplentes, mas sim, a forma que administramos o nosso dinheiro. Se a pessoa não possui o comportamento correto ao utilizar o dinheiro, mesmo recebendo uma promoção salarial, com certeza ela passará a gastar sempre mais do que recebe, pois já tem o hábito de possuir um padrão de vida superior ao que o rendimento permite.


O descontrole financeiro e o endividamento causam problemas de ordem física e emocional, como o estresse, a depressão, a ansiedade, a baixa autoestima e a diminuição do rendimento no trabalho.


As consequências deste descontrole financeiro atingem não só a pessoa endividada ou inadimplente, mas a todos ao seu redor: família, amigos e empresa.


A Educação Financeira é o caminho mais eficaz para sair desta situação. Adquirir novos conhecimentos através de cursos e livros sobre o tema é essencial, porém os conhecimentos adquiridos sem a prática não farão diferença nenhuma na sua vida financeira. Novos hábitos e comportamentos financeiros deverão fazer parte do seu dia a dia, permitindo a realização de mais sonhos e uma saúde financeira sustentável.


Agora é com você. Não deixe para depois o que você pode começar a fazer agora. Priorize os seus sonhos e tenha atitude, disciplina e perseverança para superar todos os obstáculos e desafios. Se precisar, nós do BEM Financeiro estamos à sua disposição para ajudar.


- - -

Edward Cláudio Jr. é co-fundador de BEM Financeiro

0 visualização

© 2018 por Bem Financeiro. Criado por Nave Estúdio Criativo