
Parabéns, você respondeu SIM em todos os itens do checklist!
Você tem todas as informações para realizar o sonho da compra desse imóvel.
No BEM Financeiro dizemos que “Seu BEM-estar financeiro é o nosso plano”, portanto aí vão algumas recomendações com relação ao contrato de financiamento do imóvel:
-
Leia com muito cuidado o contrato de financiamento e, se tiver alguma dúvida, consulte um advogado da sua confiança.
-
Verifique sempre o CET (Custo Efetivo Total), que representa o custo total que essa operação terá. No cálculo do CET são considerados o número de parcelas, o valor do crédito concedido, a taxa de juros, os seguros, tarifas, tributos e demais despesas.
-
O CESH (Custo Efetivo do Seguro Habitacional), representa o custo total, relativo aos dois seguros habitacionais obrigatórios, contra morte e invalidez permanente (MIP) e contra danos físicos ao imóvel (DFI). Ambos são pagos junto às parcelas da negociação e podem custar até 8,8% ao ano.
-
Os custos operacionais são conhecidos como taxa de administração e são cobrados pelas instituições financeiras para administrar a negociação de financiamento imobiliário. O valor pode diferir entre os bancos e no decorrer de todo o financiamento pode fazer uma grande diferença.
No Blog do BEM (www.bemfinanceiro.com.br/blog) tem várias matérias abordando o financiamento imobiliário e o planejamento financeiro. Use e abuse delas!!
Muita felicidade nessa empreitada!





